Quem nunca ouviu falar que química pode acabar com o cabelo da pessoa ou que, alimentos com muita química faz mal?
Essa construção da ligação da 'Química' como sinônimo de algo ruim foi algo que aconteceu no decorrer do tempo, onde, a percepção das pessoas sobre essa área do conhecimento foi e é bastante influenciada pelas grandes mídias, já que, até *relativamente* pouco tempo o papel de divulgação de conhecimento, informações científicas (ou não) ficava nas mãos destas grandes mídias, propagandas das grandes indústrias e dentro dos muros das universidades, e aí, o que aconteceu? Foi criada na cabeça das pessoas que, "produtos químicos poluem", "produtos químicos contaminam as plantações", "produtos de beleza com muita química podem te prejudicar", "bom é o que é natural, sem química". Mas ai eu te pergunto, como assim sem química?
Mas, o equívoco começa bem ai, quando acreditam que, produtos naturais não contém química. (Inclusive, a diferença entre produtos sintéticos e produtos químicos é um tema que podemos abordar mais na frente aqui). Enfim, o que ocorre é que, as pessoas tiveram uma construção negativa a respeito da Química, de maneira equivocada generalizam e ainda por cima, propagam essas informações, muitas vezes, de forma ingênua e sem ter muita noção *risinhos*.
Com isso, são realizadas pesquisas a respeito da opinião pública sobre as questões de divulgação científica e afins, visto que ter essa visão auxilia o nosso grupo, que está dentro da Academia, da Universidade, a entender como agir para que, essas visões equivocadas sejam revistas e substituídas por uma visão diferente. Substituir uma visão/opinião que pode ser danosa para o próprio indivíduo, por uma outra que, pode ajudá-lo a tomar decisões melhores - como a de não se encher de remédio caseiro, só porque é natural - além de dar aquela moral para nossa profissão né gente?
Aqui embaixo segue o link do artigo que colhi essas informações. Comecei a ler sobre esse assunto tem pouco tempo e estou colhendo mais informações para criar mais conteúdos sobre esse assunto e quem sabe, levantar mais discussões, por isso, esse texto ficou com uma cara bem introdutória e peço até desculpinhas por isso, porém, eu fiquei tão impactada e ansiosa com esse assunto que, tive que escrever algo sobre haha
Caso o assunto tenha te interessado, dê uma olhadinha e não deixe de comentar aqui embaixo, o que você achou dessa coisa de quimiofobia.
Link do artigo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8383/pdf
Gostou? Cola com a gente nas redes sociais. Estamos no instagram, como: @conteudodaquimica e no Twitter: @cdaquimica
Te vejo lá!

Comentários
Postar um comentário